segunda-feira, 25 de maio de 2015

A Ele Escutai

Comunidade Batista Bíblica


A ELE ESCUTAI


Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. (Mateus 17.5)

Esta é a principal fala da famosa transfiguração de Jesus num monte em Israel no primeiro século de nossa era. Ele se transfigurou, ou seja, metamorfoseou (mudou de forma) diante dos olhos de Pedro, Tiago e João.  Apareceram Elias e Moisés falando com Ele. Pedro interrompe a conversa para dizer a Jesus que se o Senhor quisesse ele faria tendas (era o período da Festa dos Tabernáculos) para os três. Deus interrompe Pedro e proclama no meio da nuvem (shechinah) a mais importante declaração sobre qual deve ser o dever dos homens em relação ao Seu Filho Jesus: Ouvir e obedecê-lo.

É exatamente a mesma coisa – dita de maneira diferente – que Maria diz a alguns homens na festa de casamento em Caná da Galileia. Das poucas palavras de Maria registradas no Novo Testamento, temos o que acredito ser o último registro delas – ao menos de forma cronológica - em João, capítulo 2. Faltou vinho para os convidados e Maria percebeu como qualquer mulher que se atém aos detalhes e ela informa a Jesus. Sabendo o que o Senhor faria por conhecê-lo bem, ela se dirige aos que serviam aos convidados e diz: “Fazei tudo o que ele vos disser”. Jesus transformou seis talhas que continham água em vinho da melhor qualidade.

Aqui está o cerne, o centro desta passagem: esta é a nossa parcela de atitude em relação a tudo o que Deus fez por nós em Cristo. Há somente uma grande exigência para a fé cristã. Há apenas um mandamento implícito a todos os demais mandamentos que Deus nos deu. Só existe uma grande resposta esperada por Deus dos homens: a Ele ouvi. A Ele (a Jesus Cristo) obedecei. Nisto esta inserida toda a questão do propósito da existência humana e de nosso futuro eterno. A ELE OUVI E OBEDECEI!


Bp. Carlos Carvalho

© Todos os direitos reservados

sábado, 23 de maio de 2015

Perseguição Religiosa 2015

Nunca nos esqueçamos de orar por nossos irmãos e irmãs que vivem em países onde sua fé pode ser sentenciada com prisões e mortes.


Clique na imagem para ampliar.

sexta-feira, 22 de maio de 2015



O verdadeiro avivamento não é uma aventura religiosa solitária, mas é algo que nos deixa ocupados em fazer o que pudermos acerca da pobreza, do analfabetismo, da escravidão, do aborto, da manipulação política, de pessoas tratadas como animais, de pessoas a caminho do inferno eterno.


Aaron Armstrong apud Raymond C. Ortlund

quarta-feira, 20 de maio de 2015

13 Verdades Inquestionáveis do Antigo Testamento


13 Verdades Inquestionáveis do Antigo Testamento



Desde o ano de 2013 tenho pensado nos termos deste título. Se pudéssemos compilar em frases curtas ou axiomas, quais seriam, em linhas gerais, as principais verdades encontradas na Antiga Aliança, o que encontraríamos?
Sendo assim, descrevi treze destas verdades inquestionáveis que claramente se pode obter da leitura do que erroneamente é chamado de Velho Testamento. Não são as únicas, certamente há diversas, mas estas são tão óbvias, e por isso inquestionáveis.

Um.
Deus não tem substitutos (Deuteronômio 6.4,5)
Esta e a verdade central da Antiga Aliança e das Escrituras hebraicas. Deus é um e único, não há ninguém como Ele, Ele é singular e nada pode ser comparado a Ele. É Criador, mantenedor da vida, Dono do universo, Senhor de tudo.

Dois.
Deus sempre nos permite uma escolha (Deuteronômio 30.19)
Deus, embora Senhor e Soberano, não criou robôs, mas seres humanos à sua imagem e semelhança, e por isso, dotados de vontade e escolha. Ele nos permite escolher até mesmo não crer nEle e não andar em seus caminhos, mas também nos responsabiliza por nossas decisões.

Três.
A Palavra de Deus é a fonte da prudência e do sucesso pessoal (Josué 1.8)
Esta é uma verdade impressionante nas Escrituras antigas. A pessoa tem a condição de trilhar um caminho próspero e correto ao meditar no que Deus deixou como instrução escrita para ela, e, ao agir de acordo com essas instruções, sua vida desfrutará de verdadeiro sucesso. Não são técnicas de sucesso pessoal ou autoajuda, mas prática diária das instruções divinas que traz real prosperidade.
 
Quatro.
O Senhor ouve o clamor do seu povo (2 Crônicas 7.13-15)
Por todos os livros do chamado Antigo Testamento a oração ocupa lugar de destaque. É a oração, o clamor, os pedidos de socorro do povo de Deus que O fazem agir por eles. É a resposta do clamor e da oração que traz de Deus, vitórias sobre os inimigos, ressurreição de mortos, multiplicação de alimentos, milagres, juízos e muito mais. Por toda a Bíblia Deus ouve o clamor de seu povo e responde.

Cinco.
O nosso Deus restitui (Jó 42.10)
Não é somente no livro de Jó que se vê Deus operando a restituição a um homem de seu estado anterior de bênção e paz, mas isso é visto na lei da remissão (Deut.15), na restituição do prejuízo ao próximo (Êxo.22), e é promessa profética para o povo (Joel 2). A restituição é tema comum na Antiga Aliança e aborda muitos aspectos da vida comunitária.

Seis.
Deus é bom (Salmo 103.1-17)
O Senhor é bom e sua misericórdia – que é a manifestação amorosa desta bondade – dura para sempre. É isso que a Antiga Aliança ressalta deste sempre. Mesmo em meio a um mundo cruel e contaminado pelo pecado, mesmo que os seres humanos se degradem entre si em violência e mesmo que a humanidade viva desviada perversamente de Deus, Deus continua sendo bom.

Sete.
Deus nos abençoa (Provérbios 10.22)
A bênção de Deus é outra constante nas Escrituras hebraicas. Ela descreve não somente o número e o conteúdo das mesmas, mas também um estado espiritual no qual se encontra aquele ou aquela que exerce confiança no Senhor. A própria palavra para descrever a paz que vem de Deus “shalom” tem em si mesma inserida a plenitude das bênçãos que dEle procedem.

Oito.
Tudo tem seu tempo determinado (Eclesiastes 3.1)
Nas Bíblia hebraica a ideia do tempo certo, do tempo oportuno e dos acontecimentos que ocorrem nos tempos determinados por Deus é vital para a confiança e esperança do povo de Yahweh. Tudo nas Escrituras antigas tem a ver com o tempo: as coisas criadas, as genealogias, as promessas, as profecias, a restauração da habitação na terra de Israel, o futuro. Tudo absolutamente se relaciona com o tempo.

Nove.
Buscar a Deus tem prazo de validade (Isaías 55.10)
Esta verdade é algo especial no Antigo Testamento. Deus se deixa encontrar pelos homens, espera o arrependimento por parte dos pecadores, dá inúmeras oportunidades de libertação da opressão, perdoa os pecados mais graves, levanta líderes guerreiros para salvar quando necessário e coisas semelhantes. Porém, algo também é certo: quando esses tempos de espera terminam, os juízos são tão reais quanto o Seu perdão e misericórdia.

Dez.
Deus tem normas para quase todas as áreas da vida, até para as relações comerciais (Jeremias 22.13)
Quando o Senhor tirou o povo do Egito não pensava apenas em libertá-los para que vivessem da maneira que quisessem, Ele estava formando uma nação acima de qualquer coisa. Uma nação precisa de leis, de ordem, de preceitos, de normas de conduta, de legislação, de uma constituição, de leis governamentais, de código penal, de líderes, governadores e juízes e de instituições legítimas. Por isso a Lei foi dada a Israel.

Onze.
Cada um dará conta de si mesmo a Deus (Ezequiel 18)
“A alma que pecar esta morrerá”. Esta é a tônica e a forma como o Senhor trata os pecados pessoais. Há os pecados nacionais e internacionais nas Escrituras antigas, mas os pecados pessoais são tratados no foro da pessoa em particular. Cada pessoa dá conta de si mesmo a Deus, isto significa que cada um é responsável por sua parcela de erro e receberá a justa punição por eles.

Doze.
As Escrituras são um guia seguro para a vida (Salmo 119.105)
Tudo na Escritura Sagrada aponta para essa verdade: A Palavra de Deus é suficiente, poderosa, eficaz e capaz de garantir aos que nEle confiam, segurança na vida, direção certa e luz que basta para o caminhar. Mesmo diante das dificuldades e tragédias da vida, esta Palavra é fonte de consolo e abrigo e nos leva para o lugar mais seguro que existe: o esconderijo do Altíssimo.

Treze.
O temor do Senhor é princípio para a manutenção da vida humana (Provérbios 1.7)
“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau”. É assim que estão escritas as últimas palavras no livro do Eclesiastes. Um lembrete final para todos aqueles que querem viver bem nesta terra e também um lembrete para todos os que optarem por buscar a vaidade da vida.


Carlos Carvalho

Teólogo e Pr. Sênior da Comunidade Batista Bíblica

Publicado no blog: www.logostheon.blospot.com

quinta-feira, 7 de maio de 2015

AS FUNÇÕES MAIS IMPORTANTES DA IGREJA


AS FUNÇÕES MAIS IMPORTANTES DA IGREJA

Ao se estudar continuamente por muito tempo qual o papel ou os principais papeis que a Igreja gerada por Jesus tem, abaixo estão a síntese do que se percebe como fruto dos escritos e declarações de pastores e estudiosos.

Adoração a Deus (João 4.23,24 / Mateus 4.10)
            A adoração é o centro da vida cristã, portanto, o centro da vida da igreja.

Fazer Discípulos para Jesus (Mateus 28.18-20)
            A ordem do Senhor é para que sua igreja faça discípulos em todos os lugares do planeta, sem distinção de raça, cor, cultura ou localização geográfica.

Evangelizar a todos (Marcos 16.15-18)
            A evangelização é tarefa essencial para a divulgação da mensagem de Cristo, para a salvação dos perdidos e solução dos problemas do interior do homem e da mulher.

Amar o próximo (João 13.34,35)
            O amor é a marca distintiva do cristão. Sua ações e tarefas, seu trabalho e serviço, para seus irmãos ou pelo próximo são a demonstração da vida de Deus dentro de si.

Servir na obra do Senhor (1 Coríntios 15.58 / 2 Timóteo 2.2,21 / Colossenses 4.17)

            A maior honra que um cristão pode receber de Deus é o seu chamado para servir na obra dEle voluntariamente em qualquer área que se necessite ou em qualquer ministério ou ofício escolhido por Deus.


quarta-feira, 6 de maio de 2015


Oração a Deus

Eu te invoco, Deus Verdade, em quem, por quem e mediante quem é verdadeiro tudo o que é verdadeiro. Deus Sabedoria, em quem, por quem e mediante quem têm sabedoria todos os que sabem. Deus, verdadeira e suprema Vida, em quem, por quem e mediante quem tem vida tudo o que goza de vida verdadeira e plena. Deus Felicidade, em quem, por quem e mediante quem são felizes todos os seres que gozam de felicidade. Deus Bondade e Beleza, em quem, por quem e mediante quem é bom e belo tudo o que tem bondade e beleza. Deus Luz inteligível, em quem, por quem e mediante quem tem brilho inteligível tudo o que brilha com inteligência.

Deus, cujo reino é o mundo inteiro, a quem o sentido não percebe. Deus, de cujo reino procede também a lei para os reinos da terra. Deus, de quem separar-se significa cair, a quem retornar significa levantar-se, em quem permanecer significa ser firme. Deus, de quem afastar-se é morrer, ao qual voltar é reviver, em quem habitar é viver. Deus, a quem ninguém deixa senão enganado, a quem ninguém busca senão estimulado para isso, a quem ninguém encontra senão purificado. Deus, a quem abandonar é o mesmo que perecer, a quem acatar é o mesmo que amar, a quem ver é o mesmo que possuir.

Deus, a quem a fé nos estimula, a esperança nos eleva, o amor nos une. Eu te invoco, Deus, por quem vencemos o inimigo. Deus, de quem recebemos o fato de não perecermos totalmente. Deus, por quem somos admoestados a estar atentos. Deus, por quem discernimos as coisas boas das más. Deus, por quem evitamos as coisas más e seguimos as boas. Deus, por quem não caímos diante das adversidades. Deus, por quem prestamos bom serviço e nos portamos bem. Deus, por quem aprendemos que é de outros o que às vezes julgávamos ser nosso e que nos pertence o que às vezes julgávamos ser de outros. Deus, por quem não aquiescemos às artimanhas e seduções dos maus.

Deus, por quem as pequeninas coisas não nos diminuem. Deus, por quem o que há de melhor em nós não está sujeito ao que há de pior. Deus, por quem a morte é absorvida na vitória. Deus, que nos convertes. Deus, que nos despes daquilo que não é e nos revestes daquilo que é. Deus, que nos fazes dignos de ser ouvidos. Deus, que nos fortificas. Deus, que nos atrais para toda verdade. Deus, que nos falas tudo o que é bom, não nos fazes de tolos nem permites que quem quer que seja nos faça de tolos.

Deus, que nos chamas para o caminho. Deus, que nos levas à porta. Deus, que fazes com que a porta seja aberta aos que batem. Deus, que nos dás o pão da vida. Deus, por quem temos sede de uma bebida que, uma vez tomada, faz que nunca mais tenhamos sede. Deus, que acusas o mundo do pecado, justiça e juízo. Deus, por quem não nos induzem aqueles que não crêem. Deus, por quem censuramos o erro dos que julgam que não há méritos das almas junto a ti. Deus, por quem não servimos aos elementos covardes e miseráveis. Deus, que nos purificas e nos preparas para os prêmios divinos, achega-te a mim com benevolência.


Agostinho de Hipona (354-430 d. C.)

Solilóquios

terça-feira, 5 de maio de 2015


ORAÇÃO


Quanto mais orar, mais você encontrará pelo que orar, e mais será levado a orar pelos outros. Não deixe que o desânimo por não ter orações respondidas o leve a duvidar que Deus o ouviu. Se você recebeu Jesus e estiver orando no nome dele, então Deus o ouve e algo está acontecendo, quer você o veja manifestado em sua vida agora ou não. 

Na verdade, toda vez que ora, você está investindo nos propósitos de Deus para você. Sem a oração, o propósito pleno que Deus tem para você não pode acontecer.

Stormie Omartian
7 Orações que vão mudar a sua vida