quarta-feira, 16 de junho de 2021

UMA PARTE DA GERAÇÃO ATUAL DE CRISTÃOS

Esboço da mensagem de domingo, 13 de junho de 2021.

Bispo Carlos Carvalho

 

“(11) Há uma geração que amaldiçoa a seu pai, e que não bendiz a sua mãe. (12) Há uma geração que é pura aos seus próprios olhos, mas que nunca foi lavada da sua imundícia. (13) Há uma geração cujos olhos são altivos, e as suas pálpebras são sempre levantadas. (14) Há uma geração cujos dentes são espadas, e cujas queixadas são facas, para consumirem da terra os aflitos, e os necessitados dentre os homens.” (Provérbios 30:11-14)

 

Na maioria das vezes, como cristãos, tecemos comentários negativos sobre a atual geração de pessoas, eles são reais e merecidos, mas, às vezes, esquecemos de fazer a autocrítica necessária de nós mesmos.

 

Nossa atual geração de cristãos também tem problemas graves. Vejamos alguns deles (4 para não sermos injustos com os do grupo anterior):

 

Número 1: Temo uma GERAÇÃO SEM BÍBLIA. Uma parcela de nosso povo cristão não tem uma relação coerente com as Escrituras Sagradas. Consequentemente, muitas bênçãos de Deus não alcançam a comunidade de fé.

 

“Se permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será feito.” (João 15:7)

 

“Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração. E tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, façam em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:16,17)

 

Número 2: Temos uma GERAÇÃO DE MUSICA POBRE. É sabido que muitas das canções “gospel” ou evangélicas não possuem doutrina cristã sadia e sofrem de enfermidade na identidade do novo nascimento, ou seja, não refletem a realidade em Cristo que vivemos hoje. A consequência é uma geração de cristãos superficiais no entendimento de Deus.

 

“Pelo contrário, cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.” (2 Pedro 3:18)

 

“Por esta razão, também nós, desde o dia em que soubemos disso, não deixamos de orar por vocês e de pedir que transbordem do pleno conhecimento da vontade de Deus, em toda a sabedoria e entendimento espiritual. Dessa maneira, poderão viver de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus.” (Colossenses 1:9,10)

 

Número 3: Temos uma GERAÇÃO DESIGREJADA. Um dos resultados dessa geração enfraquecida na fé e no conhecimento de Deus é a quantidade de cristãos ou pseudocristãos que saem das igrejas locais pelos motivos que considerarem válidos a si mesmos. Não aceitam a disciplina bíblica, não aceitam a autoridade bíblica, rejeitam a hierarquia sadia dada por Cristo e optam por viver suas vidas sem vínculos e de acordo com seus próprios padrões de entendimento. Óbvio que isso ocorreria com pessoas que pensam assim.

 

“(25) Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. (26) Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, (27) Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. (28) Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. (29) De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? (30) Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. (31) Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hebreus 10:25-31)

 

“(15) — Se o seu irmão pecar contra você, vá e repreenda-o em particular. Se ele ouvir, você ganhou o seu irmão. (16) Mas, se não ouvir, leve ainda com você uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda questão seja decidida. (17) E, se ele se recusar a ouvir essas pessoas, exponha o assunto à igreja; e, se ele se recusar a ouvir também a igreja, considere-o como gentio e publicano. (18) — Em verdade lhes digo que tudo o que ligarem na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligarem na terra terá sido desligado nos céus. (19) Em verdade também lhes digo que, se dois de vocês, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que vierem a pedir, isso lhes será concedido por meu Pai, que está nos céus. (20) Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. (21) Então Pedro, aproximando-se, perguntou a Jesus: — Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? (22) Jesus respondeu: — Não digo a você que perdoe até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18:15-22)

 

Número 4: Temos uma GERAÇÃO LAODICÉIA. A última consequência geracional é a pior. A geração Laodicéia é marcada por uma igreja rica, próspera, cheia de si, egoísta e orgulhosa, porém, tudo isso somente esconde sua realidade e fracasso espiritual.

 

“(14) — Ao anjo da igreja em Laodiceia escreva: “Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. (15) Conheço as obras que você realiza, que você não é nem frio nem quente. Quem dera você fosse frio ou quente! (16) Assim, porque você é morno, e não é nem quente nem frio, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. (17) Você diz: ‘Sou rico, estou bem de vida e não preciso de nada.’ Mas você não sabe que é infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. (18) Aconselho que você compre de mim ouro refinado pelo fogo, para que você seja, de fato, rico. Compre vestes brancas para se vestir, a fim de que a vergonha de sua nudez não fique evidente, e colírio para ungir os olhos, a fim de que você possa ver. (19) Eu repreendo e disciplino aqueles que amo. Portanto, seja zeloso e arrependa-se. (20) Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. (21) Ao vencedor, darei o direito de sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com o meu Pai no seu trono. (22) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Apocalipse 3:14-22)

 

Que nosso Pai, em nome de seu Filho Jesus Cristo tenha misericórdia de nós!

Oremos....

Tomemos a Ceia...

2 comentários:

  1. Muito bom estas palavras nos edificam e faz com que a nossa creça a cada dia mais.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom estas palavras nos edificam e faz com que a nossa creça a cada dia mais.

    ResponderExcluir